Tratamento de mordida cruzada: como corrigir o seu sorriso

Categorias: Cuidados Bucais, Estética

Abaixo, vamos te explicar mais detalhes sobre mordida cruzada, suas causas, consequências e possíveis tratamentos. Confira!

O que é mordida cruzada e mordida normal?

Para se entender o que é o problema bucal chamado de mordida cruzada, é importante entender primeiro o que se considera uma mordida ideal.

A mordida ideal (ou correta) é aquela em que a maxila, que é a arcada superior, cobre a mandíbula, que é a arcada inferior. Dessa maneira, se evita que o indivíduo morda a bochecha ou machuque a língua. Além disso, a própria mastigação fica facilitada.

Já a mordida cruzada consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. O problema pode ser perceptível quando, por exemplo, a arcada inferior sobrepõe a superior, causando uma protuberância no queixo.

Também existem os casos em que a mordida cruzada não é visível, mas alguns sinais indicam o problema, como morder a bochecha durante a mastigação.

Quais as causas da mordida cruzada?

A mordida cruzada é causada por uma série de fatores. Quando a criança, por exemplo, chupa dedo e chupeta ou faz uso da mamadeira por muito tempo, é possível que haja o desenvolvimento da mordida cruzada. Além disso, a respiração bucal, que pode acontecer devido a adenóide, também é uma causa.

Vale destacar, ainda, que o desalinhamento pode ser causado por fatores genéticos e de hereditariedade, pela perda precoce dos dentes e pelo atraso no processo de crescimento dental.

Quais problemas ela pode causar?

É muito importante destacar que ter os dentes mal posicionados,  pode causar uma série de problemas sérios e que não se trata apenas de uma questão estética, mas de saúde. Entre os problemas que podem surgir a partir da mordida cruzada estão:

1. Desgaste excessivo dos dentes

Como a mordida cruzada se caracteriza pelo desalinhamento da arcada superior com a arcada inferior, o problema pode levar a um desgaste excessivo do esmalte dos dentes e ao aumento da possibilidade de dentes trincados ou quebrados

2. Dor de cabeça

As dores de cabeça frequentes são um dos principais problemas causados pela mordida cruzada. Além dela, também pode haver ruídos nos ouvidos ao abrir e fechar a boca e dificuldade na movimentação dos maxilares.

3. Bruxismo

A mordida cruzada não tratada também pode desencadear o bruxismo. Bruxismo é uma desordem funcional em que o indivíduo range ou aperta os dentes durante o sono

Tal pressão pode levar ao desgaste dental, amolecimento dos dentes, problemas ósseos e na articulação da mandíbula, entre outros.

4. Dor na coluna e no pescoço

Dores na coluna e no pescoço também podem ser problemas relacionados à mordida cruzada, já que os músculos da mandíbula estão ligados, de maneira direta, aos do pescoço e da coluna.

As dores na coluna e no pescoço podem atrapalhar bastante a realização das atividades do dia a dia e, em casos mais graves, podem gerar patologias ainda mais sérias.

Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente? Clique e veja a resposta!

5. Problemas respiratórios

A mordida cruzada não tratada também pode levar a problemas respiratórios e que, consequentemente, podem atrapalhar até mesmo a alimentação. Crianças que respiram pela boca podem apresentar maior resistência a se alimentar, já que precisam parar de respirar para mastigar os alimentos.

Como tratar mordida cruzada?

O tratamento da mordida cruzada vai depender da idade do paciente, assim como da causa e do tipo de mordida cruzada

Entre os tratamentos possíveis estão o uso de aparelho ortodôntico, expansor palatino, aparelho de tração extrabucal, extração de dentes, restaurações dentárias e até cirurgia.

Na Crie Odontologia você encontra profissionais experientes e atenciosos para avaliar o seu caso e realizar o melhor tratamento para a mordida cruzada.

Se você está em Brasília ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar do seu sorriso conosco!

Quero agendar minha avaliação!