Crie Odontologia

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Categorias: Estética, Recomendados

A harmonização orofacial tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos e vem sendo buscada por quem deseja um maior equilíbrio entre o sorriso (e suas questões funcionais) e a face como um todo. 

O tratamento, que trabalha a harmonia do sorriso com a face, oferece resultados extremamente satisfatórios, quando realizado por profissionais especializados na área. 

Neste artigo, vamos te contar em mais detalhes tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial. Confira!

O que é a harmonização orofacial?

O que é a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é um conjunto de técnicas que têm, como objetivo, equilibrar as questões funcionais do sorriso com a estética da face, e que devem ser realizadas por dentista especializado em estética.

Técnicas de harmonização orofacial

Entre as diversas as técnicas que podem ser utilizadas na harmonização orofacial, estão:

  • Tratamentos ortodônticos, como o uso do Invisalign.
  • Realização de implantes.
  • Colocação de facetas.
  • Uso de toxina botulínica, que é pouco invasiva e corrige imperfeições e rugas.
  • Bichectomia, procedimento que retira gordura do interior da bochecha, afinando a face.
  • Aplicação de preenchimento com produtos como ácido hialurônico, que diminui o chamado “bigode chinês e aumenta o volume dos lábios.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis hoje nos consultórios odontológicos especializados em estética orofacial, mas as tecnologias vêm evoluindo dia após dia, oferecendo cada vez mais alternativas para resultados ainda melhores com a harmonização orofacial.

Harmonização facial e orofacial são a mesma coisa?

É comum que se confunda harmonização facial com a orofacial, mas elas não são a mesma coisa. 

Apesar de ambas terem o objetivo de harmonizar o rosto, a harmonização facial é mais abrangente que a orofacial. Podemos dizer, desta maneira, que a harmonização orofacial é como uma subcategoria da harmonização facial.

A principal diferença entre os dois tratamentos é que a harmonização orofacial tem o poder de contribuir para melhora da saúde e funções do(a) paciente, como no alinhamento das arcadas dentárias e no tratamento do bruxismo, e que as razões para ser realizada vão além da estética

Já na harmonização facial, o principal motivo para ser feito é estético.

Também vale destacar que as áreas em que a harmonização facial e a orofacial trabalham são diferentes. Enquanto a orofacial tem, como foco, a boca, os dentes, os maxilares e o queixo, a harmonização facial se concentra em elementos mais gerais do rosto. 

Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente? Clique e veja a resposta!

Principais dúvidas sobre harmonização orofacial

Como se trata de uma área da odontologia relativamente nova, a harmonização orofacial ainda gera algumas dúvidas. Vejamos as principais a seguir.

1. Dentistas podem aplicar Botox e preenchimentos?

Sim. Desde 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a harmonização orofacial como uma especialidade odontológica. 

2. Quais procedimentos são feitos na harmonização orofacial?

São diversos os procedimentos que podem ser feitos na harmonização orofacial e eles variam de acordo com as necessidades e desejos de cada paciente, conforme listamos no primeiro tópico deste artigo. 

3. Vou sentir dor com os procedimentos? A recuperação é demorada?

A dor e o inchaço variam de acordo com a sensibilidade de cada paciente, mas são usados métodos que fazem com que sejam minimizados e até mesmo eliminados. 

Em relação à recuperação, ela também varia de paciente para paciente, mas, no geral, as restrições durante este processo são tranquilas, como evitar o sol por alguns dias e não praticar atividades físicas no mesmo dia dos procedimentos. 

4. Demora para ver os resultados?

O tempo para ver os resultados da harmonização orofacial completa está diretamente relacionado com os procedimentos que foram realizados. Por exemplo, no preenchimento, o resultado é imediato, enquanto com a toxina botulínica, os resultados começam a ser vistos a partir do terceiro dia. Já nas mobilizações dentárias, por meio de alinhadores ortodônticos, são necessários alguns meses para se notar diferença.

5. Quanto tempo duram os efeitos? 

A duração dos efeitos também depende das técnicas que foram realizadas na harmonização orofacial. Os efeitos da aplicação de ácido hialurônico, por exemplo, duram entre 6 e 18 meses. Já as mudanças no sorriso e nos dentes, como o alinhamento da arcada dentária, duram por muito tempo e podem até ser permanentes.

Na Crie Odontologia você pode realizar a harmonização orofacial com as mais modernas técnicas e com profissionais altamente capacitados, que estão em constante aperfeiçoamento e que garantem alto padrão de qualidade, segurança e elevado nível de satisfação. 

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e ter um sorriso renovado!

Quero agendar minha avaliação!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte