Crie Odontologia

Sinto Dor Após os 3 dias De Extração do Dente: É Normal?

Categorias: Cuidados Bucais

A extração de dente (também chamada de exodontia), seja para remover os sisos, dentes fraturados por trauma, com cáries ou por qualquer outra recomendação odontológica, pode causar ansiedade nos pacientes.

Uma das maiores preocupações costuma se concentrar na possível dor após a extração de dentes. Isso porque o procedimento nem sempre causa dor, mas, quando existe, algumas ações podem tornar o pós-operatório mais confortável.

Ao longo do artigo apresentaremos 3 dicas para aliviar a dor após a extração de dentes, caso ocorra. 

Acompanhe! 

Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente?

De modo geral, a dor após a extração do dente costuma ser mais intensa nos 3 primeiros dias após a realização do procedimento. Mas vale lembrar que a tendência é que reduza de intensidade ao longo desse período, acompanhando o processo de coagulação e a cicatrização da gengiva. 

Apenas 3 dias, contudo, podem não ser suficientes para que aconteça uma cicatrização completa. Por isso, pode ser que você ainda sinta incômodo na região de 7 a 15 dias depois da extração. Isso vai depender do tipo de procedimento realizado, quais e quantos  foram os dentes extraídos, os cuidados tomados pelo paciente, entre outros fatores. 

Leia mais:

Uma extração de dente é realmente necessária?

Mas calma! Como já mencionamos, a dor não continua na mesma intensidade durante todo esse período. O que se espera, na verdade, é que ela apenas diminua com o tempo. Caso isso não aconteça, a recomendação é entrar em contato com o dentista para investigar as causas. 

Outro ponto importante são outros sintomas que podem aparecer após a extração de dentes. Dentre eles, os mais comuns são sangramentos e inchaço local. Algumas pessoas também podem apresentar: 

  • Trismo: dificuldade de abrir a boca nas primeiras horas após o procedimento. A sensação de “músculos maxilares doloridos” costuma ser causada por conta do tempo necessário para a extração de alguns dentes, como é o caso dos sisos. Ou seja, ficar com a boca aberta por tanto tempo acaba cansando a ATM (articulação temporomandibular), o que é temporário. 
  • Dores de garganta: pode acontecer por conta da proximidade anatômica e conexão da área do procedimento cirúrgico e com a garganta, resultando em quadros leves de inflamação ou irritação. 
  • Parestesia: ocorre quando as sensações dos efeitos da anestesia se prolongam um pouco mais do que o esperado, resultando em formigamentos na área da boca, lábios e falta de sensibilidade no rosto. É comum que diminuam em poucas horas. 
  • Mau hálito: por conta da dificuldade de higienização nos primeiros dias e o costume de manter a boca fechada mais tempo do que o usual, o mau hálito também pode ocorrer. 

Um ponto essencial é atentar-se à intensidade e duração desses sintomas. A tendência, para a maioria deles, é que se manifestem de maneira leve a moderada. Caso você perceba que os sintomas estão se alongando por mais de um dia sem melhoras, a recomendação também é buscar atendimento. 

3 dicas para aliviar a dor após extração de dente

arranquei um dente e não para de doer

Além dos eventuais medicamentos receitados pelo dentista para auxiliar com a dor, você também pode tomar alguns cuidados para ajudar no processo de cicatrização e simplificação do período pós-operatório. Confira as dicas! 

1. Aplicar compressas com gelo na área

Essa prática vai auxiliar tanto na melhora da dor como também do inchaço e possível sangramento. Afinal, a ação do frio contrai os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue na região. 

Com isso, é possível sentir um efeito analgésico após cerca de 5 minutos de aplicação, bem como uma diminuição gradativa do inchaço. 

Dê um espaço de 30 minutos entre a aplicação de cada compressa gelada. Assegure-se também de nunca aplicar o gelo diretamente na pele. Busque sempre envolvê-lo em um pano limpo. Dessa forma, você pode evitar eventuais queimaduras por frio ou irritação na pele. 

2. Prefira uma alimentação pastosa ou líquida

Seguida da dor, a alimentação costuma ser uma das maiores preocupações de quem acaba de extrair um dente. Será que só dá mesmo para comer sorvete? Não é bem assim! 

Dito isso, a alimentação pastosa ou líquida é a mais recomendada, especialmente nas primeiras 24 horas depois do procedimento. Além disso, é preciso garantir que os alimentos não estejam muito quentes, mas também não precisam ser gelados. Sendo assim, prefira alimentos mornos. 

Quando as comidas sólidas voltarem para a dieta (geralmente depois do terceiro dia), evite mastigar do lado onde o procedimento foi realizado. Além disso, evite também beber com o auxílio de canudos, já que a pressão pode acabar contribuindo para abrir novamente o coágulo. 

3. Higienize a boca corretamente 

Quando uma extração de dente é realizada, é comum sentir dificuldade na hora de escovar os dentes e realizar as rotinas de higienização normais. De fato, nos primeiros dias, a recomendação é escovar os demais dentes, mas evitar o local da cirurgia. 

Como a escovação fica prejudicada, muita gente acaba apostando nos bochechos para manter a boca limpa. Cuidado com isso! 

Bochechar e cuspir podem parecer inofensivos, mas não são recomendados nos primeiros três dias após a realização do procedimento. Afinal, podem contribuir para o rompimento da sutura, aumento da dor e sangramento. 

Ainda que você sinta um pouco de mau hálito nos primeiros dias após escovar os dentes, faça a limpeza apenas dos outros dentes. 

Com a finalização do período de três dias, a escovação e bochechos leves (de acordo com a recomendação do dentista) poderão ser realizados para auxiliar na higienização da boca. 

Leia também: 

Enxaguante bucal: com ou sem álcool

Como garantir a cicatrização após a extração de dente

O processo de cicatrização após a extração do dente se inicia com a formulação de um coágulo na região. Essa primeira fase do processo é muito sensível e, por isso, deve-se tomar muito cuidado para não rompê-lo, observando:

  • Período de repouso: atividades físicas mais pesadas, como corridas ou idas à academia, deverão ficar suspensas por cerca de 3 a 4 dias. Caso o dente extraído tenha sido o siso, esse período pode subir para até 7 dias de repouso. Isso possibilita que o corpo tenha tempo para se recuperar do procedimento, impedindo sangramentos e edemas. 
  • Alimentação: como já mencionamos, deve-se apostar em alimentos mais pastosos ou líquidos, tomando cuidado especial com a temperatura nos primeiros dias. Alimentos quentes favorecem o rompimento da sutura e estimulam o sangramento.
  • Hábitos específicos de higienização bucal: deve-se manter a boca limpa, mas sem colocar pressão direta na área lesionada ou realizar bochechos nos primeiros dias. 

É raro que a cicatrização não ocorra da maneira esperada. Contudo, sinais de que há algo de errado e que uma infecção pode ter acontecido, incluem: febre, pus no local, dores e inchaço muito acentuados. Caso você perceba qualquer um desses sintomas, procure atendimento odontológico para que o tratamento adequado seja administrado.

Não tenha mais medo da extração de dente: conheça a Crie! 

A clínica onde a extração é realizada também influencia no resultado do tratamento. Afinal, profissionais especializados e tecnologias mais avançadas possibilitam procedimentos mais rápidos e mais efetivos. 

Além disso, o acompanhamento e a condutas adequadas para auxiliá-lo durante o período de recuperação também são elementos essenciais para um pós-operatório de sucesso! 

Na Crie Odontologia você pode deixar o seu medo de extração de dente para trás, contando com profissionais preparados que acompanharão você durante todo o processo, retirando suas dúvidas e auxiliando no pós-operatório mais confortável possível. 

Agende sua consulta com a Crie para saber mais sobre os procedimentos cirúrgicos de extração de dente ou para agendar seu atendimento! 

QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte