Crie Odontologia

O que causa a hipersensibilidade dentária?

Categorias: Cuidados Bucais

Você costuma sentir uma dor aguda nos dentes quando come algum alimento muito frio ou muito quente? Esses são os principais sinais de hipersensibilidade dentinária, um problema odontológico muito comum que afeta 1 em cada 6 pessoas. 

Mas afinal, o que causa a hipersensibilidade dentária? O que pode ser feito para se livrar dela?

Responderemos a todas essas perguntas ao longo do conteúdo.

Acompanhe! 

O que é a hipersensibilidade dentária e por que ela ocorre?

Como o próprio nome já sugere, a hipersensibilidade dentinária ocorre quando nossos dentes se tornam mais sensíveis que o normal. Esse processo raramente ocorre do dia para a noite, sendo uma consequência do contínuo desgaste do esmalte dentário. 

A função desse resistente tecido mineralizado (considerado como o mais duro em todo o corpo humano) é proteger as partes internas e mais sensíveis do dente contra os estímulos externos, como: calor, frio, acidez, impacto, dentre outros. 

Leia também: Tenha cuidados redobrados com a saúde bucal no inverno

Mesmo sendo tão resistente, o esmalte dentário pode acabar se desgastando ao longo do tempo por uma série de razões que vão desde uma escovação muito forte e uma dieta rica em bebidas ácidas (como o refrigerante, por exemplo),até a existência de doenças na boca. 

Uma vez desgastado, o esmalte deixa exposta a camada localizada logo abaixo, chamada de dentina. Bem mais próxima do nervo, essa camada é composta por uma série de túbulos dentinários que se estendem desde as extremidades até a base do dente. 

Esses canais microscópicos, na realidade, são os responsáveis pela nossa capacidade de possuir sensações nos dentes: assim, conseguimos ajustar a força da mastigação ou identificar quando determinado alimento é duro demais, por exemplo 

Por terem uma conexão mais direta com a parte nervosa dos dentes, esses túbulos dentinários são muito sensíveis. Assim, respondem imediatamente a estímulos acentuados.

Por isso você sente aquela dor súbita e aguda logo que morde o sorvete ou coloca uma colherada de sopa quente na boca! A hipersensibilidade dentária também pode ser percebida ao mastigar ou escovar os dentes: tudo depende do estágio de desgaste do esmalte e exposição dos túbulos dentinários. 

De modo geral, a hipersensibilidade dentária não é um problema grave por si só. No entanto, pode ser o indicativo de outros quadros odontológicos mais sérios. Por isso, sempre precisa ser investigada mais a fundo. 

Ademais, o desconforto e a dor ao realizar atividades cotidianas,como mastigar e escovar os dentes, também são fatores que podem afetar muito a qualidade de vida de pessoas que sofrem com o problema. 

Quais os cuidados para prevenir a hipersensibilidade dentinária?

Já contamos para você que o desgaste do esmalte que ocasiona a hipersensibilidade dentinária pode ser causado por uma série de razões. Algumas delas são bem simples e parecem ser inofensivas, como: 

  • Escovação de dentes realizada de maneira incorreta, com muita força ou com frequência exagerada (mais de 3 vezes ao dia).
  • Dieta rica em alimentos e bebidas ácidas, como é o caso de refrigerantes, vinagre e frutas com alto teor de acidez (laranja, maracujá e abacaxi, por exemplo). 

Em casos assim, a readequação de hábitos pode ser o suficiente para evitar o surgimento de hipersensibilidade dentinária a longo prazo. Isso  quer dizer fazer adequações na dieta, escolher escovas com cerdas mais macias e revisar as técnicas corretas de escovação! 

Leia mais: 

Técnicas de escovação 

10 dicas infalíveis para evitar a perda do esmalte dentário

As outras causas para a hipersensibilidade dentinária, por outro lado,  já fazem parte de quadros odontológicos mais sérios, tais como: cáries, retração gengival (na qual a gengiva vai “murchando”, deixando os dentes mais alongados e expostos), gengivite, traumas,fraturas e casos não tratados de bruxismo. 

Apesar das boas técnicas de escovação e higienização dental contribuírem para evitar boa parte dos quadros clínicos por trás da hipersensibilidade dentinária, às vezes elas não são o suficiente para impedir que o problema apareça. 

A retração gengival, por exemplo, pode surgir como resultado do envelhecimento natural do corpo. O bruxismo pode ser ocasionado tanto por fatores genéticos, como por ansiedade, depressão e outros diagnósticos que pouco têm a ver com a odontologia. 

Leia mais: Bruxismo: não é maldição e tem solução

Por fim, o desgaste do esmalte dos dentes também pode aparecer em pessoas que apresentam refluxo estomacal. 

Apenas o dentista será capaz de definir as verdadeiras causas por trás da sua hipersensibilidade dentinária e também ajudá-lo com medidas pontuais para evitá-la, de acordo com o seu caso específico. Exatamente por isso é tão importante estar em dia com as consultas de check up! 

Leia também: Dentista geral ou dentista estético: quem você deve consultar?

Como tratar a hipersensibilidade nos dentes?

Mas o que fazer quando você já está sofrendo com a hipersensibilidade nos dentes? Calma! Existem muitas opções de tratamento eficazes para esse problema. 


A depender do seu caso, o dentista poderá surgir apenas a utilização de cremes dentários com alto teor de flúor e com ação dessensibilizante, buscando auxiliar na recuperação gradual do esmalte. Isso, é claro, deverá ser acompanhado também pela mudança de quaisquer hábitos que favoreçam o desgaste do esmalte dentário. 

Em outros casos, o paciente pode receber a aplicação de vernizes fluoretados nos dentes afetados em consultório para repor a camada de proteção.

Também existe a possibilidade de utilização de laser de baixa potência, capaz tanto de estimular a produção de dentina, como de controlar o volume de túbulos dentinários expostos. 

O tratamento de quaisquer outras questões odontológicas associadas também deverá ser realizado simultaneamente aos procedimentos para redução de hipersensibilidade nos dentes. Dessa forma, é possível prevenir não só outros desdobramentos desagradáveis do agravamento destas doenças, como também o retorno da hipersensibilidade dentinária. 

Livre-se da hipersensibilidade dentinária de uma vez por todas com a Crie Odontologia! 

Como você pôde perceber ao longo do conteúdo, o dentista e as consultas de check-up estão entre os aliados mais importantes no combate contra a hipersensibilidade dentinária. 


Afinal, além de identificar as causas e propor os melhores tratamentos para o alívio do quadro, esse profissional também pode ajudar você na prevenção da hipersensibilidade nos dentes levando em consideração o seu caso específico. 

Caso você já tenha percebido os sintomas deste problema ou queira evitá-lo, a Crie Odontologia pode auxiliá-lo com atendimento de referência em Brasília/DF! 

Além de contar com especialistas nas mais variadas áreas da odontologia, a Crie também está alinhada com as tecnologias e técnicas mais modernas para garantir o melhor tratamento para você! 

Deixe a hipersensibilidade dentinária no passado! Agende sua consulta com um de nossos especialistas!

Leia também:

Por que você deveria escolher a Crie Odontologia?

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte