10 dicas infalíveis para evitar a perda do esmalte dentário

Categorias: Todos

Mesmo sendo um material duro e resistente, o esmalte dentário precisa de cuidados pois a perda desse revestimento pode causar problemas como dor, sensibilidade e doenças bucais. Mas pode ficar tranquilo: algumas atitudes podem prevenir a sua danificação!

Com o propósito de lhe ajudar, separamos para você 10 dicas de como evitar a perda o esmalte dentário. Confira!

O esmalte dentário é uma camada externa que serve como uma capa protetora para as partes mais sensíveis do dente. Essa estrutura tem ainda a função dar resistência ao dente e, junto com a mandíbula, possibilitar a mastigação.

1. Minimize a ingestão de açúcar

Essa atitude é muito importante, já que o açúcar incorporado aos alimentos e às bebidas nutre as bactérias que existem na região da boca. Com isso, elas aumentam a sua atividade, produzindo ácidos que prejudicam o esmalte dos dentes, podendo também provocar cáries e outras patologias orais.

2. Inclua alimentos que fortalecem o esmalte dentário no cardápio

Alimentos, como leite e derivados, folhas verdes e feijões são ricos em cálcio. Além de fortalecer os ossos do nosso corpo, eles ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes e combatem a acidez da boca. Aproveite, então, para incluir esses alimentos em seu cardápio fortalecendo, assim, o seu corpo e os seus dentes.

3. Faça a escovação correta para evitar traumas nos dentes

A escovação dos dentes deve ser feita com creme dental com baixo índice de abrasividade (partículas que podem arranhar o dente) e com uma escova de cerdas macias. Os movimentos devem ser suaves e feitos em um ângulo de 45 graus da gengiva. Ressaltamos que movimentos bruscos e força excessiva podem causar traumas e prejudicar o esmalte dentário.

É recomendado, ainda, que após a ingestão de bebidas e alimentos cítricos ou doces, se espere cerca de uma hora antes de escovar os dentes. Isso porque os ácidos podem amolecer o esmalte que pode ser danificado com o atrito da escova de dente.

4. Cuide da síndrome da boca seca

A saliva é importante para diminuir a acidez bucal. É comum, entretanto, que a produção de saliva diminua com o passar dos anos. Algumas doenças e o estresse também podem ocasionar a diminuição da saliva aumentando os riscos de cáries e infecções bucais.

Sendo assim, as pessoas que têm a síndrome da boca seca devem redobrar os cuidados. Para isso, é aconselhável o uso rotineiro de enxaguante bucal, além da adoção de visitas mais frequentes ao dentista.

5. Trate corretamente as doenças estomacais

A azia, o refluxo e a acidez estomacal levam o suco gástrico para a boca causando a corrosão do esmalte dentário. Por esse motivo, é comum quem sofre de doenças do estômago ficar com os dentes sensíveis e manchados. O tratamento adequado das doenças estomacais, portanto, ajuda a evitar esses problemas.

6. Atente para a correção do bruxismo

Algumas pessoas rangem ou apertam fortemente os dentes, geralmente, durante o sono. Esse movimento inconsciente é chamado de bruxismo. Ele pode causar dores de dente e de cabeça e desgastar o esmalte e a estrutura dos dentes. Sendo assim, quem sofre de bruxismo deve consultar um dentista para fazer uma avaliação e começar o tratamento adequado para o seu caso o quanto antes.

7. Evite o consumo de refrigerante e de bebidas cítricas e energéticas

Essas bebidas contêm ácido cítrico e ácido fosfórico que são prejudiciais ao esmalte dentário. O seu consumo exagerado, portanto, pode acelerar o desgaste desse material protetor dos dentes.

8. Use produtos que protegem o esmalte dentário

Alguns produtos, como creme dental e antisséptico bucal que contenham fluoreto ajudam na proteção do esmalte dos dentes. O uso de suplementos de cálcio e de vitamina D também podem ser indicados pelo dentista.

9. Fique atento aos sinais da perda do esmalte dos dentes

É sempre bom ficar atento ao aspecto da sua boca a fim de detectar rapidamente algum eventual problema. Observe, portanto, qualquer mudança em sua mucosa bucal, assim como em sua gengiva e dentes. Confira alguns sinais que podem indicar problemas com o esmalte dentário!

• Mudança na cor dos dentes — esse fenômeno pode indicar exposição da dentina;
  • Sensibilidade — a falta do esmalte deixa os dentes mais sensíveis ao calor e ao frio;
  • Rachaduras na superfície do dente — o dente pode ficar com rachaduras e até depressões.

10. Consulte um dentista regularmente

A prevenção é sempre a melhor opção, inclusive, em relação à saúde bucal que tem reflexo na saúde de todo o organismo. Dito isso, eleja um profissional qualificado e eficiente para ser o seu dentista de confiança e faça consultas periódicas para avaliar as condições de seus dentes.

A boa notícia é que se mesmo com todos os cuidados citados acima, se você se deparar com a perda do esmalte dentário ou qualquer outro problema odontológico pode ficar tranquilo. Afinal, com os avanços tecnológicos e com os novos materiais ficou ainda mais fácil cuidar bem dos dentes e exibir um belo sorriso e uma boca saudável.

Você gostou das nossas dicas de como evitar a perda do esmalte dentário? Aproveite então para visitar a Crie Odontologia e garantir a saúde do seu sorriso!