Crie Odontologia

Manchas nos dentes? Confira nossas dicas para evitá-las

Categorias: Cuidados Bucais, Todos

Mancha nos dentes pode ser adquirido ao longo da vida com alimentação e alguns hábito, como: alimentos com corantes, o uso de tabaco, a fluorose e o uso prolongado de antibióticos são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento dessas manchas.

No entanto, existem tratamentos eficazes para combatê-las. O post de hoje apresenta diferentes tipos de manchas dentárias, como evitá-las e quais são os tratamentos mais indicados para removê-las. Além disso, você também vai conhecer hábitos saudáveis que ajudam a manter a brancura dos dentes.

O que provoca manchas nos dentes?

Se você deseja dentes sem manchas terá de ficar atento às principais causas que contribuem para o problema. A maioria delas é decorrente da nossa alimentação ou de alguns hábitos que adquirimos no decorrer da vida, abaixo listamos alguns deles:

  • Alimentos com corantes: o café, chá e alimentos que levam cola em sua composição, como os refrigerantes, estão entre aqueles que mais causam manchas dentárias.
  • A nicotina liberada durante o uso do tabaco deixa os dentes amarelos e também contribuem para o surgimento de manchas.
  • Pessoas cujo corpo desenvolveu a fluorose, que ocorre quando se consome quantidades excessivas de flúor durante o processo de formação dentária, o que contribui para a formação de manchas esbranquiçadas nos dentes.
  • O uso de alguns antibióticos, como a tetraciclina, por um período longo de tempo e em grandes quantidades é outro fator que contribui para o surgimento de manchas dentárias. Caso crianças recém-nascidas façam uso do medicamento, seus dentes poderão ficar manchados.

Você sabe quais são os tipos de manchas nos dentes?

De acordo com a localização do problema, manchas dentárias podem ser classificadas em internas e externas.

  • Manchas Internas

As manchas internas são também conhecidas como manchas intrínsecas e resultam de questões orgânicas ou em decorrência de algumas substâncias, como as utilizadas em procedimentos de canal.

Traumas ou batidas podem provocar o derramamento de sangue na região dentária interna, e isso pode contribuir para o surgimento de manchas.

Alguns tipos de doenças como fibrose cística e icterícia neonatal também podem contribuir para esse tipo de problema.

  • Manchas Externas

Já as manchas externas são resultantes do acúmulo de substâncias no esmalte dentário. Alguns compostos conseguem aderir ao esmalte e ficar depositado sobre ele, tendo como efeito a mancha.

Saiba como evitar e tratar manchas nos dentes

As principais formas de se proteger das temidas manchinhas é consumir com cuidado os alimentos com maior potencialidade de manchar o esmalte dentário.

Para nossa felicidade, existem vários tratamentos que ajudam a nos livrar das indesejadas manchas dentárias, e graças ao surgimento de novas tecnologias na área odontológica, ter dentes brancos é um sonho cada vez mais fácil e possível. Segue alguns tratamentos indicados lembrando que é preciso que o dentista analise e sugira o tratamento mais eficaz:

  • Profilaxia – ela é a limpeza dentária realizada pelo odontologista. Durante o procedimento é removido o tártaro, a placa e alguns tipos de manchas. É importante que seja realizada quadrimestralmente.
  • Microabrasão – é realiza usando-se um creme dental contendo gel a base de água, ácido clorídrico e carbeto de silício (sob forma de micropartículas). Na microabrasão o dentista desgasta o dente superficialmente.
  • Fio dental – é útil para retirar manchas formadas pela placa bacteriana e por resto de alimentos que ficam principalmente nos cantos dos dentes.
  • Resinas compostas ou laminados de porcelana – consiste no uso de um recobrimento puramente estético feito na parte visível frontal dos dentes. É um procedimento rápido e que pode ser usado para deixar os dentes na cor e formato desejados pelo paciente.
  • Clareamento– ajuda na remoção de manchas e deixa seus dentes brancos.

E para ajudar a manter a brancura dos seus dentes separamos alguns hábitos saudáveis que devem ser seguidos na rotina diária:

  • Aposte na goiaba: é um alimento rico em vitamina C, que participa da formação do colágeno, presente no tecido da gengiva;
  • Evite o café e consumo de chás, pois eles contribuem para a formação de manchas, ou escove seus dentes sempre após o consumo;
  • Use canudos, eles ajudam a minimizar o contato das bebidas com os seus dentes;
  • Bochecho de água auxilia a remover o acúmulo de substância com potencial para o surgimento de manchas após consumi-las;
  • Manter boa higiene bucal: escovação e uso do fio dental periodicamente e de forma adequada é importante não apenas para evitar manchas, mas também para que você mantenha a saúde da sua boca.

Saber como as manchas podem ser causadas e incorporar os hábitos anteriormente citados ajudam a prevenir o surgimento do problema. Com a equipe da Crie Odontologia você pode contar não apenas para devolver o aspecto branco dos seus dentes, mas para saber quais hábitos contribuem para o aspecto saudável do seu sorriso, e à saúde da sua boca.

Que saber como seus dentes podem ficar mais brancos? Agende sua consulta conosco pela internet!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte