Gengivectomia - Saiba o que é e como ela pode mudar seu sorriso

Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos

A busca pelo sorriso perfeito tem se tornando cada vez mais comum. Por isso, procedimentos como a gengivectomia se tornaram cada vez mais procurados. Talvez pelo fato de alguns famosos como Glória Pires, por exemplo, terem recorrido a cirurgia, as pessoas se sintam mais seguras em relação ao tratamento.

A gengivectomia é um procedimento simples, indolor e rápido, que não oferece riscos ao paciente e proporciona resultados satisfatórios. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanha o post que daremos mais detalhes!

O que é a gengivectomia?

É um tipo de cirurgia plástica, mas voltada para a estética bucal. A gengivectomia corrige o excesso de tecido e remodela as gengivas, deixando o sorriso mais bonito e harmônico. O procedimento é indicado para aquelas pessoas que tem o famoso “sorriso gengival“.

Pessoas com essa característica mostram muito as gengivas ao sorrir e fica parecendo que seus dentes são muito pequenos. Esse problema pode ser causado pelo uso prolongado do aparelho dentário ou por alguma questão relacionada ao nascimento dos dentes.

Como é feita a cirurgia?

Antes do procedimento, o dentista faz uma avaliação para verificar se há realmente a necessidade de uma cirurgia e quanto de tecido precisa ser removido. Vale lembrar que a saúde bucal do paciente deve estar em dia e caso ele tenha algum problema como cáries ou doenças periodontais, precisa passar por tratamento antes de se submeter à gengivectomia.

A cirurgia é bem simples e é realizada no próprio consultório, sob anestesia local. Então, o dentista remove uma pequena parte de tecido com o bisturi e faz a remodelagem necessária. A cirurgia dura entre trinta minutos e duas horas, dependendo da complexidade do caso.

O pós-operatório é bem tranquilo, mas nas primeiras 48 horas é necessário um cuidado maior, pois a região operada fica mais sensível. Por isso, o paciente deve dar preferência a alimentos frios e líquidos, como sopas, por exemplo. Evitar fazer esforços físicos e sair no sol são outras precauções a serem tomadas. A higiene bucal deve ser feita com cuidado para evitar lesões e sangramentos.

Quais são os benefícios da gengivectomia para o paciente?

Embora o sorriso gengival não cause nenhum dano à saúde bucal do paciente, ele traz sérios prejuízos para sua autoestima. Isso porque geralmente, pessoas com essa característica sentem vergonha de sorrir, o que afeta suas relações pessoais.

Por isso, a gengivectomia é um procedimento mais do que estético, pois ela devolve a segurança do paciente em relação à sua aparência.

Note como o sorriso das atrizes Glória Pires e Bárbara Paz mudaram depois do tratamento.

Então, se você sofre com o excesso de gengiva, não hesite em procurar o dentista, pois a cirurgia vai melhorar consideravelmente sua qualidade de vida.

Você tem sorriso gengival e quer fazer uma cirurgia estética, a Crie possui profissionais especializados para lhe atender. Entre em contato e marque uma avaliação!