Crie Odontologia

Sorriso gengival: entenda o que é e como tratá-lo

Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos

Mas o que é sorriso gengival? Por que acontece? Existe tratamento? No artigo de hoje, explicaremos o que é o sorriso gengival e como corrigi-lo!

Você tem ou conhece alguém que tem sorriso com a exibição exagerada da gengiva? Este tipo problema chamado de sorriso gengival pode trazer alguns incômodos para as pessoas que ao sorrir, o lábio superior mostra mais que três milímetros de gengiva.

Mas o que é sorriso gengival? Por que ele acontece? Existe tratamento? Quais são eles? Pensando em esclarecer essas dúvidas, no artigo de hoje, explicaremos o que é o sorriso gengival e como trata-lo. Acompanhe:

O que realmente é o sorriso gengival?

O sorriso gengival é uma exibição exagerada da gengiva. Mais presente em mulheres, o sorriso gengival causa uma falta de simetria por não trazer equilíbrio entre a boca, os dentes e a gengiva.

Normalmente, a exposição de até três milímetros de gengiva ao sorrir é considerada dentro do padrão estético. Mas quando esse limite é ultrapassado pode-se ter uma linha de sorriso mais alta com excesso de gengiva, assim, ocorrendo o sorriso gengival.

Por que o sorriso gengival acontece?

O sorriso gengival é mais comum entre as mulheres e pode ser causado por diversos fatores, como, por exemplo:

  • Problemas musculares;
  • Esqueléticos;
  • Gengivais.

Muitas vezes, o sorriso gengival acaba trazendo incômodo para quem o possui e ainda prejudicar a autoestima e confiança.

Existe tratamento? Quais são os tipos de tratamento para o sorriso gengival?

Sim. Existe tratamento para o sorriso gengival, que depende da correta identificação da causa. O sorriso gengival pode ser tratado por meio dos seguintes procedimentos:

  • Aplicação de toxina botulínica

Além ser a queridinha dos dermatologistas, a toxina botulínica (Botox ou outras marcas) também é muita assertiva nos procedimentos odontológicos.

A substância paralisa ou a força da musculatura nos arredores à boca, aonde é aplicado. O objetivo da aplicação é que a pessoa com sorriso gengival não tenha a capacidade de levantar mais tanto o lábio superior, consequentemente, diminuindo a quantidade de gengiva demasiadamente exposta ao sorrir.

Nesse caso, o músculo responsável por levantar o lábio superior para cima é paralisado.

O tempo de duração do medicamento é de três a quatro a seis meses. Os dentistas recomendam manter essa pausa na aplicação para o corpo não criar resistência à toxina botulínica.

  • Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento definitivo. Nele, a altura da maxila é diminuída por meio de cirurgia, que precisa ser feita hospitalar após o adequado preparo ortodôntico.

  • Gengivoplastia e gengivectomia

A gengivoplastia e gengivectomia são procedimentos cirúrgicos onde o excesso de gengiva é removido com o objetivo restabelecer o contorno harmônico da margem gengival.

  • Combinação de métodos

Algumas vezes, é recomendada a combinação dos tratamentos para um resultado melhor. Apesar da escolha pelo tipo de tratamento ideal seja feita pelo paciente, o dentista indica a conduta mais indicada para cada caso. Nesse caso, ele leva em consideração a queixa em relação ao sorriso gengival o histórico dos problemas bucais, a existência ou não de deformidade esquelética, os riscos, vantagens e desvantagens de cada técnica.

Você tem um sorriso gengival? Que tal fazer uma avaliação para descobrir qual o melhor tratamento para o seu caso? Deixe seu comentário, pois ficaremos muito satisfeitos em responder e tirar as suas dúvidas.

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte