Crie Odontologia

Restauração de dentes: tire suas principais dúvidas!

Categorias: Estética, Tratamentos odontológicos

A restauração de dente tem como objetivo restabelecer a integridade estrutural e funcional dos dentes danificados e que podem estar comprometidos devido a diversos fatores, como cáries ou fraturas. 

Este tipo de tratamento proporciona resultados duradouros, precisos e personalizados, que ajudam na saúde bucal em geral do paciente, já que dentes danificados podem atrapalhar a mastigação e a fala, assim como na estética do sorriso, deixando-o mais harmonioso. 

Abaixo, vamos te contar mais sobre o que é esse tratamento, como é feito, os tipos e os problemas que trata. Continue a leitura para descobrir como a restauração pode transformar a sua saúde e trazer de volta a confiança no seu sorriso!

O que é restauração de dente e como é feita?

A restauração de um dente é um procedimento odontológico que tem como objetivo a reparação ou substituição de uma parte do dente, que pode estar danificada ou que foi perdida. Tais danos podem ter as mais diferentes causas, como cáries, fraturas, traumas, entre outros. 

Neste procedimento, o dentista remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área e preenche a cavidade limpa com o material de restauração, como resina ou porcelana. Ao fechar esses espaços, então, a restauração também ajuda a prevenir a infiltração de bactérias. 

Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?

Restauração ou obturação: qual a diferença?

É muito frequente que se confunda restauração com obturação, mas na realidade são dois procedimentos diferentes, mas que podem ser combinados, dependendo da necessidade de cada paciente. 

Ambos possuem como objetivo a recuperação dos dentes que sofreram danos, mas a restauração recompõe as faces comprometidas de um elemento dental utilizando material que se assemelha aos dentes, enquanto a obturação apenas fecha de forma hermética o espaço no interior do elemento dental. 

Veja também: Clareamento dental: vantagens e desvantagens

Quais os principais tipos de restauração?

O tipo de restauração ideal, ou seja, o material a ser utilizado, varia de paciente para paciente, de acordo com a extensão do reparo, possíveis alergias e orçamento disponível.

As restaurações de ouro, por exemplo, são bem aceitas pelos tecidos gengivais, possuem duração de mais de 20 anos, a necessidade de diversas visitas ao dentista e custo elevado, porém, já não são usualmente oferecidas aos pacientes por causa do desenvolvimento de novos materiais, mais modernos e com excelente custo- benefício aos pacientes. 

Já as restaurações de amálgama (prata) são resistentes e mais acessíveis, embora a cor escura as tornem mais aparentes, já não são muito utilizadas por diversos fatores, sendo um deles a presença do mercúrio em sua formulação, e o uso de materiais mais modernos, com excelente custo-benefício aos pacientes..

Outro tipo é a resina composta, que combina com a cor dos dentes e é uma opção interessante para pacientes que desejam uma aparência mais natural. Geralmente, não é a mais indicada para grandes restaurações e dura em torno de 3 a 10 anos. 

Há, também, as restaurações de porcelana ou facetas, que são feitas sob medida em laboratório, combinam com a cor do dente, são resistentes a manchas e possuem excelente durabilidade.possuem valor semelhante às de ouro.

Veja também – Erosão dentária: como isso pode afetar seus dentes?

Restauração: quais problemas trata?

A restauração pode ser indicada em diversas situações, mas sempre lembrando que cada caso é único e que o dentista precisa realizar uma avaliação individual para conseguir propor qual é a melhor abordagem de tratamento. 

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM)

Alguns problemas comuns que podem ser tratados por meio da restauração dentária são:

1. Cáries 

As cáries são uma das principais razões para a necessidade de restauração de dente, pois o procedimento consegue eliminá-las, além de recuperar o formato do dente e a estética bucal. 

2. Fraturas dentárias 

As fraturas nos dentes podem acontecer por diferentes motivos, como acidentes, traumas e bruxismo. Nestes casos, a restauração também pode ser indicada, conseguindo reparar e fortalecer os dentes fraturados.

3. Desgaste dentário

Bruxismo, má oclusão, escovação dental excessiva ou a ingestão de bebidas e alimentos muitos ácidos podem gerar o desgaste dentário. Neste caso, a restauração de dente também pode ser indicada pelo dentista, com o objetivo de restaurar e proteger o dente, além de recuperar a sua função mastigatória. 

4. Correção estética

A restauração de dente também pode ser indicada para a correção de problemas estéticos, como manchas, irregularidade e má formação. Nestes casos, uma das mais usadas são as facetas de porcelana, pois proporcionam um resultado muito natural.

Para pacientes que não tiveram um resultado satisfatório com o clareamento dental, por exemplo, a restauração pode ser uma excelente opção para correção da cor de um dente específico. 

————————-

Na Crie Odontologia você encontra profissionais altamente capacitados nas mais diferentes especialidades ortodônticas, como a dentística, responsável pelas restaurações dentais, além de atendimento personalizado, segurança, infraestrutura moderna e equipamentos de última geração. 

Agende uma avaliação conosco através do link abaixo e dê o primeiro passo para cuidar do seu sorriso!

Quero agendar minha avaliação na Crie

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte