Como cuidar dos primeiros dentinhos do seu bebê

Os dentinhos do seu bebê estão nascendo? Leia agora o nosso post e saiba como lidar com essa situação.

Geralmente os primeiros meses de vida do bebê são lembrados com saudades, pois é neste período que inicia o relacionamento mais íntimo entre ele e seus pais, especialmente mãe/filho. A relação de afeto e de harmonia entre todos do grupo familiar proporciona bom desenvolvimento da saúde mental do bebê e de sua personalidade.

Desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Manter boas práticas de saúde oral e visitas regulares ao dentista tão logo o seu bebê tenha seus primeiros dentes permitirá o acompanhamento dessas estruturas, e garantirá um sorriso saudável pela infância.

Quando nascem os primeiros dentinhos?

O surgimento dos dentes de leite normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar a erupção de forma fisiológica. Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. São os chamados dentes natais e neonatais, respectivamente. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para a avaliação da manutenção ou remoção do dente. Os vinte dentes de leite devem estar presentes na boca até por volta dos 2 ou 3 anos de idade.

Você sabe identificar os sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebê? E o que fazer?

Os sintomas frequentemente associados à erupção dentária do bebê são salivação excessiva, inflamação gengival local, erupções cutâneas peribucais, febres, diarréias, vômitos, falta de apetite e irritabilidade.

Alguns estudiosos defendem que na fase em que se processa a erupção dentária, a criança apresenta uma menor resistência e, por isso, uma maior suscetibilidade a doenças e infecções, explicando, desta forma, os sintomas gerais que surgem quando da erupção dos dentes decíduos . A diarréia, nesta fase, pode estar associada à contaminação dos dedos ou objetos levados à boca.

O alívio do desconforto na gengiva na época do nascimento dos dentes pode ser resolvido com uma simples massagem com os dedos ou usando mordedores de borracha ou silicone preferencialmente frios ou gelados. Para uso de medicamentos ou outros procedimentos, procure o Odontopediatra

Saiba qual é a melhor época para iniciar a higiene bucal da criança

Após a erupção do primeiro dente, deve-se iniciar a higienização bucal do bebê. Nessa fase, o ideal é que a mãe já tenha sido orientada e preparada para realizá-la, evitando que a criança durma sem esta limpeza. Podem ser utilizados tecido macio seco ou umedecido apenas com água filtrada ou dedeira de silicone. Por volta dos 14 meses de idade, época que corresponde à erupção do primeiro molar decíduo, os pais já devem ter sido treinados para a introdução do uso da escova dental, com cerdas macias e tamanho adequado à boca do bebê.

A limpeza diária é uma prática fundamental para a manutenção da saúde bucal do bebê, com efeitos positivos que irão refletir-se na vida da criança, do adolescente e do adulto.

O diálogo com um dentista, de preferência um odontopediatra, também deve começar nesse período, visto que é ele o profissional competente para orientar sobre práticas que favoreçam a saúde oral do seu bebê.

Além disso, o seu bebê se acostumará ao ambiente do consultório odontológico.

Visite a Crie Odontologia e saiba quais as melhores rotinas devem ser adotadas para a promoção de saúde oral em seu bebê.

Ainda tem alguma dúvida sobre como cuidar dos primeiros dentinhos do seu filho? Deixe em nossos comentários.