Doenças do coração: a prevenção começa pela sua saúde bucal. Entenda a relação.

Categorias: Dicas de Saúde, Todos

O coração e a boca são partes do corpo, que embora pareçam distantes e nem um pouco interligadas, têm em comum a corrente sanguínea que percorre todo o corpo. Dessa maneira, a saúde de um impacta a manutenção da qualidade de vida do outro. Ao longo desse post, nós vamos explicar a relação entre eles, além de dicas para prevenir-se contra eventuais complicações. Confira!

Como a saúde bucal está relacionada às doenças do coração?

Existem diversos estudos que relacionam ambos — como este, disponível para consulta no WebMD —, e a realidade é justamente esta: doenças periodontais são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração.

Em especial, para o surgimento de ocorrências na região arterial coronariana, além de complicações com os vasos sanguíneos e as artérias. O motivo para isso é facilmente explicado: uma vez que o sangue percorre o corpo todo, bombeado pelo coração, existe a possibilidade de que alguns resquícios celulares de bactérias causem inflamações nos vasos sanguíneos e criem pré-disposições para doenças do coração.

Quem deve se preocupar mais com essa relação?

Podemos associar que pacientes com tendência para problemas com a saúde bucal — caso da gengivite, por exemplo — possuem um fator de risco mais elevado. O mesmo podemos dizer de pessoas com alguma doença periodontal em estágio avançado.

Com isso, é nítida a importância em manter a saúde bucal para evitar quaisquer situações de doenças do coração. Por serem influenciadores diretos de uma higienização precária, os cuidados diários com a saúde dos dentes são determinantes.

Quais sintomas e sinais a se atentar?

A saúde bucal é reativa e oferece uma ampla variedade de sinais e sintomas quando a situação não está adequada para a sua manutenção. Por isso, certifique-se de avaliar se:

• Sua gengiva sangra com frequência ou estão constantemente sensíveis à dor;
  • Você encontrou pus ou qualquer outro sinal de infecção ao redor da gengiva e dos dentes;
  • Você notou uma retração da gengiva, afastando-se dos dentes;
  • O mau hálito se tornar uma constante, bem como a sensação de gosto ruim na boca;
  • Os dentes amolecerem.

Vale adiantar também que a falta do ritual diário de higienização dentária pode oferecer uma série de riscos. A placa bacteriana, por exemplo, possui bactérias que viajam pela corrente sanguínea e aumentam consideravelmente o nível de proteína C reativa. Esse é um grande indício de inflamação nos vasos sanguíneos, o que pode acarretar em um risco elevado de doenças do coração.

Como se prevenir?

A escolha de uma boa escova de dentes é o passo inicial para a manutenção de sua saúde. Em seguida, faça do fio dental uma prática diária também em sua higienização bucal — o uso de enxaguantes deve vir após uma recomendação do dentista.

Mas você pode ter uma participação ainda mais ativa, como:

• Alie a higienização bucal a uma alimentação rica em nutrientes essenciais, como as vitaminas A e C);
  • Reduza ou consumo de amidos e açúcares;
  • Reduza ou evite o consumo de tabaco;
  • Faça visitas regulares ao dentista de sua confiança.

Viu como são alternativas que contribuem com a manutenção de sua qualidade de vida, com a saúde de sua gengiva e dentes e, ainda, evitam o surgimento de doenças do coração potencialmente perigosas?

Que tal começar agora mesmo a cuidar melhor de sua saúde dentária? Para isso, convidamos você a entrar em contato conosco e agendar uma consulta com um de nossos profissionais especializados!