Dentes sensíveis: principais causas e tratamentos!

Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde

Dentes sensíveis – ou hipersensibilidade dentinária – estão entre as queixas mais comuns das pessoas nas consultas odontológicas.

E essas queixas podem ser disparadas em diversas situações, como escovar os dentes ou ao comer alimentos gelados, quentes ou mesmo doces.

Mas o que provoca toda essa sensibilidade nos dentes? Isso é considerado uma doença? Quais os possíveis tratamentos?

Neste conteúdo falaremos sobre as principais causas e tratamentos para dentes sensíveis. Acompanhe!

Dentes sensíveis: entenda esse problema

Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?

A hipersensibilidade dentinária, mais conhecida como dentes sensíveis, é uma situação bastante incômoda porque atrapalha atividades corriqueiras do dia a dia, como a alimentação, a escovação e o simples hábito de beber água ou um suco mais gelado.

Essa sensibilidade é o resultado da exposição da dentina, uma área macia, porosa e sensível que fica protegida pelo esmalte dentário. Quando exposta, facilita o acesso de substâncias e diferentes temperaturas aos às suas terminações nervosas, o que causa dor.

Invisalign em Brasília-DF

Existem alguns gatilhos que podem disparar episódios de dor, como bebidas e comidas quentes ou geladas, alimentos doces e até o contato dos dentes com objetos metálicos.

A sensibilidade varia de uma pessoa para a outra porque depende da causa do problema, da sensibilidade à dor de cada indivíduo e também da intensidade da alteração dentária. A seguir, vamos conhecer os motivos mais comuns dos dentes sensíveis.

Veja também – 9 mitos sobre a saúde bucal que você precisa parar de acreditar!

Principais causas de dentes sensíveis

Podemos dizer que dentes sensíveis nada mais são do que uma alteração dentária, provocada por fatores diversos, que levam ao desgaste do esmalte do dente. Entre as causas mais comuns, podemos citar:

Bruxismo

O bruxismo é uma condição em que leva a pessoa ranger ou ou aperta os dentes de forma involuntária e repetitiva, especialmente durante o sono.

É uma alteração frequente, que pode ser provocada por fatores como estresse, ansiedade, má oclusão dentária ou mesmo distúrbios do sono. O bruxismo pode levar a queixas como dores de cabeça, tensão nos músculos da face, dor na mandíbula e desgaste dos dentes, resultando em problemas dentários mais graves no longo prazo, inclusive a hipersensibilidade dentária.

Escovação inadequada

Escovar os dentes com muita força, usar creme dental muito abrasivo ou uma escova com cerdas muito rígidas também podem levar ao desgaste dos dentes, deixando-os sensíveis.

Quando essas condições se associam, as chances de causar problemas se multiplicam.

Aprenda a cuidar corretamente dos dentes neste outro conteúdo

Retração da gengiva

A retração gengival – ou gengiva retraída – é uma condição em que o tecido gengival se retrai, expondo a raiz do dente. Isso pode ser provocado por diversos motivos, como escovar com muita força ou com escova de cerdas muito rígidas, doenças periodontais e até pelo próprio envelhecimento.

Quando a raiz do dente é exposta, pode ficar sensível ao calor, frio, alimentos doces ou ácidos, causando desconforto ou dor nos dentes. A retração gengival também pode levar a outros problemas dentários, como cáries na raiz e perda óssea. É importante tratar a retração gengival para evitar complicações e reduzir a sensibilidade dentária.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que pode levar a sintomas como sangramento, dor, vermelhidão, além da retração gengival. Como vimos anteriormente, a retração da gengiva é uma das possíveis causas da sensibilidade dentária.

Cáries

As cáries são processos de deterioração dos dentes, cuja consequência é a exposição da dentina. A cárie, por si, tem o poder de provocar dor e, quando associada à sensibilidade dentária, esse incômodo se torna ainda mais intenso.

Aqui, vale fazer uma distinção entre a dor provocada pela cárie e por dentes sensíveis. Quando resulta da cárie, a dor é mais intensa e contínua. Já quando a dor é causada pela sensibilidade, costuma ser mais pontual e gerada pelos gatilhos.

Má oclusão

A má oclusão dentária é o alinhamento irregular entre os dentes superiores e inferiores, resultando em alterações como mordida aberta, mordida cruzada, apinhamento e sobremordida. Essa condição causa atritos inadequados entre os dentes e desgaste do esmalte dentário, podendo levar à exposição da dentina e à sensibilidade.

Fraturas dentárias

Dentes quebrados ou trincados estão mais suscetíveis à sensibilidade porque a dentina corre o risco de ficar exposta mais facilmente. A fratura pode ser causada por traumas e por mastigação de alimentos ou objetos rígidos, como gelo ou tampas de caneta.

Refluxo gástrico

O refluxo gástrico acontece quando o líquido do estômago retorna para o esôfago, chegando à cavidade bucal. Por ser uma substância bastante ácida, provoca erosão dentária e, consequentemente, exposição da dentina.

Alimentos ácidos

O consumo de alimentos ácidos, como refrigerantes, podem levar à corrosão gradual do esmalte dos dentes, alterando a sua estrutura. O risco de erosão é ainda maior se os dentes não forem escovados na frequência adequada.

Clareamento dentário incorreto

É relativamente comum que clareamentos dentários causem certo nível de sensibilidade temporária, aquela que ocorre logo após o procedimento, mas que regride em seguida. Quando o procedimento é feito pelo dentista, o profissional vai monitorar e tratar a possível queixa.

O problema são os clareamentos caseiros não orientados por profissionais, que podem podem provocar desgaste do esmalte do dente e/ou queimadura na gengiva, levando a sensibilidade dentária.

Veja também – Clarear ou não clarear os dentes: eis a questão!

Melhores tratamentos para dentes sensíveis

Felizmente, existem maneiras eficazes de tratar os dentes sensíveis, e o primeiro passo é procurar um dentista para avaliar o problema e identificar as causas. A partir desse diagnóstico, é sugerido o melhor tratamento que pode incluir:

• Recomendação de creme dental específico para tratar o problema.
  • Restauração de dente cariado, fraturado ou desgastado.
  • Aplicação de verniz de flúor ou outro impermeabilizante para proteger a dentina.
  • Terapia com laser para controle da dor.
  • Tratamento da gengivite.
  • Uso de aparelho ortodôntico para realinhar os dentes.
  • Substituição da escova de dentes.
  • Mudanças na alimentação, com baixa ingestão de alimentos ácidos.
  • Controle do refluxo gástrico.
  • Identificação das causas do bruxismo, que pode ser atenuado com uso de aparelho específico.

Dentes sensíveis são um problema para você? Melhore a sua qualidade de vida e volte a ter uma boca mais saudável com a orientação correta. Agende uma avaliação conosco e tenha acesso aos tratamentos mais completos, modernos e adequados às suas necessidades.

Quero agendar minha avaliação na Crie