Crie Odontologia

Apnéia do sono: tratamento com aparelho e cirurgia ortognática

Categorias: Bucomaxilofacial

A apneia do sono é um distúrbio que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e que pode ter consequências sérias para a saúde e a qualidade de vida. Apesar disso, grande parte dos pacientes convive com a doença sem receber o diagnóstico ou seguir o tratamento adequado. 

Neste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre a apneia do sono, desde a sua definição até causas, prejuízos para a saúde e possíveis tratamentos, que podem variar conforme cada caso. 

Continue a leitura para saber tudo!

O que é apneia do sono?

Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?

Trata-se de um distúrbio em que ocorre a interrupção temporária da respiração e despertares breves durante o sono. Tais interrupções podem acontecer de maneira repetida ou não, afetando a qualidade do sono, assim como a oxigenação do organismo. 

Existem três tipos principais de apnéia do sono: 

  • Apneia obstrutiva: a via respiratória superior fica parcial ou totalmente bloqueada durante o sono, o que ocorre devido ao relaxamento dos músculos da garganta. 
  • Apnéia central: a origem do distúrbio se dá por uma falha na comunicação entre cérebro e os músculos responsáveis pela respiração.
  • Mista: a combinação da apnéia obstrutiva e a central. 

Apesar das obstruções das vias aéreas e alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração serem as principais causas da apneia, há fatores de risco que aumentam as possibilidades do seu desenvolvimento, como: obesidade, tabagismo, idade avançada, alcoolismo, entre outros. 

O diagnóstico da apnéia do sono é realizado através de um exame chamado polissonografia, que monitora variáveis fisiológicas, enquanto o paciente dorme. O exame pode ser feito em laboratórios de sono ou em casa, utilizando equipamentos portáteis e de acordo com a orientação médica. 

Vale dizer, ainda, que além de identificar o distúrbio, a polissonografia também consegue indicar qual a sua gravidade e guiar para o melhor tratamento de acordo com cada caso. 

Veja também – Aparelho antes de cirurgia ortognática: por que usar?

Quais os prejuízos que a apneia causa?

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM)

A apnéia do sono pode trazer prejuízos tanto para a saúde quanto para o bem-estar do paciente, como: 

1. Fadiga diurna

O distúrbio pode impedir que se atinja estágios profundos do sono, que são essenciais para um descanso de qualidade. Sendo assim, o resultado pode ser a fadiga diurna, que tem sintomas como sonolência excessiva durante o dia, cansaço constante, dificuldade de concentração, entre outros.

2. Hipertensão arterial

A apneia do sono leva a diminuição dos níveis de oxigenação do sangue e, então, uma necessidade de maior esforço do coração para oxigenar órgãos e tecidos. Tal esforço pode levar a fatores que contribuem para a hipertensão, como aumento da liberação de hormônios de estresse (cortisol) e alterações no sistema nervoso autônomo. 

3. Problemas cardíacos

A doença também está associada a problemas cardíacos, como doença arterial coronariana, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, entre outros. 

4. Dores de cabeça

A falta de oxigenação durante a apneia do sono pode desencadear alterações nos vasos sanguíneos, como os do cérebro, levando a dilatação e contração dos mesmos e dor de cabeça como consequência. 

5. Dificuldade de concentração

A má qualidade do sono, devido à apneia, pode causar dificuldade de concentração, além de impactos negativos no desempenho cognitivo, como déficit de memória, já que o sono é fundamental para processos de consolidação da memória e restauração do funcionamento cognitivo

6. Ronco

O ronco é um sintoma bastante comum da apneia do sono e que pode afetar tanto a pessoa quanto os que convivem com ela, impactando negativamente no emocional e gerando estresse, ansiedade e frustração. 

7. Despertares noturnos

Os despertares noturnos são uma consequência da apneia do sono, o que contribui para que o sono fique fragmentado, causando sintomas como irritabilidade e dificuldade de concentração. Além disso, os despertares também podem causar sensação de falta de ar, de sufocamento e batimentos cardíacos acelerados.

Veja também – Entenda como problemas na boca podem afetar sua saúde geral

Apneia do sono: tratamento com aparelho e cirurgia ortognática

O tratamento da apneia do sono varia conforme a gravidade, as necessidades e características individuais de cada paciente. 

Entre as opções mais comuns de tratamento está a Terapia com Pressão Positiva Contínua nas Vias Respiratórias (CPAP), em que uma máquina fornece fluxo contínuo de ar por meio de uma máscara, de modo que as vias respiratórias fiquem abertas durante o sono. 

Há, também, os dispositivos de avanço mandibular (DAM), que são usados na boca durante o sono e que, devido ao reposicionamento da mandíbula e da língua, conseguem manter as vias aéreas desobstruídas. 

👉Ambas se tratam de alternativas paliativas, já que apenas amenizam o incômodo, mas não tratam o problema, tornando o paciente dependente delas.

Cirurgia ortognática e aparelho dentário

Uma opção de tratamento que tem sido cada vez mais buscada pelos pacientes é a cirurgia ortognática, que possui o objetivo de corrigir a má oclusão dentária e possíveis desequilíbrios na face, como na mandíbula e no maxilar.

A combinação do uso de aparelho ortodôntico e a realização de cirurgia ortognática apresenta vantagens significativas no tratamento da apneia do sono. 

O aparelho ortodôntico – nos casos em que é indicado – ajuda a reposicionar corretamente as estruturas dentárias e mandibulares, abrindo as vias aéreas e facilitando a passagem do ar durante o sono. 

Já a cirurgia ortognática visa corrigir alterações estruturais mais complexas, como a mandíbula recuada ou o retrognatismo, que podem contribuir para a obstrução das vias aéreas superiores. 

A combinação dessas abordagens permite uma melhora significativa nos sintomas da apneia do sono, resultando em uma respiração mais livre e tranquila durante o sono, além de promover benefícios estéticos e funcionais relacionados à posição correta da mandíbula e dentes.

Além disso, a cirurgia ortográfica pode reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), que são comumente utilizados no tratamento da apneia do sono, proporcionando uma alternativa mais confortável para os pacientes.

—————————–

Na Crie Odontologia, temos toda a estrutura necessária para o tratamento da apnéia do sono. Contamos com uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada, além de equipamentos de última geração. 

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!

Quero agendar minha avaliação na Crie

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte