Dor de dente: quais as causas e como tratar

A endodontia é a especialidade responsável pelo tratamento da dor de dente, causada por vários motivos. Entre os procedimentos odontológicos, é o mais temido pelos pacientes,  o tratamento de canal. Mas não é preciso temer!

A endodontia é uma entre as várias especialidades dentro da odontologia. Ela é a responsável por tratar a parte interna do dente, curando lesões na polpa (nervo) ou na raiz dentária. Falando de forma simplificada: é o famoso tratamento de canal, como é popularmente conhecida.

A endodontia evoluiu muito nos últimos anos e o tratamento já não é dolorido e nem demorado como há alguns anos. Entretanto, ainda existem pessoas que morrem de medo de ir ao dentista para tratar um canal, pois pensam que é um procedimento com muita dor.

Se você é uma dessas pessoas, vamos explicar  exatamente como funciona e porque você não precisa ter medo de fazer esse procedimento. Confira!

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento endodôntico ou tratamento de canal, como é popularmente conhecido,  é feito quando a polpa dentária — tecido encontrado na parte interna do dente — está infeccionada, inflamada ou morta e por causa disso, precisa ser removida. Para fazer a remoção, o dentista aplica uma anestesia, faz uma abertura no dente e logo após, retira esse tecido.

Depois da remoção da polpa, o profissional faz a limpeza da sua cavidade e fecha o dente com material específico, chamado cimento endodôntico.

Quais são os sintomas de problemas endodônticos?

As pessoas geralmente pensam que toda dor de dente significa ter que fazer canal, não é bem assim. No entanto, se você começar a sentir uma dor de dente sem motivo aparente, sem estímulos , ficar com sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou gelados e ainda ficar com a gengiva inchada, deve ficar atento, pois são sintomas de problemas endodônticos.

Em muitos casos, há o aparecimento de abscessos — acúmulo de pus — na gengiva e dor no dente a um simples toque.

O tratamento endodôntico dói?

O canal é um dos tratamentos odontológicos mais temidos pelos pacientes. Mas  não há motivos para isso pois, para fazer o tratamento, o dentista vai fazer uso de anestésicos, a fim de controlar a dor e diminuindo  a possibilidade de você sentir algum incomodo.

O que pode acontecer é você sentir um desconforto depois do procedimento, mas nada que um analgésico, um  bom anti-inflamatório ou  antibiótico não resolva. É comum que as gengivas ao redor do dente tratado também fique sensível por uns 2 ou 3 dias, no máximo.

O tratamento é demorado?

A endodontia evoluiu muito e hoje já não são necessárias várias sessões para fazer um tratamento de canal. Na maioria das vezes, em uma única sessão o dentista já resolve o problema. Somente em alguns  casos, como em dentes muito infeccionados, será necessária mais de uma sessão.

Por isso, você não precisa se preocupar em faltar no trabalho ou na escola, pois logo após o procedimento, você pode retornar às suas atividades normais.

Não fazer o tratamento causa outros problemas?

Caso você não faça o tratamento endodôntico, poderá sofrer muito com dores. . Além disso, com o tempo o dente irá se deteriorar ainda mais até que não haja mais possibilidade desse procedimento e a única opção seja a extração.

E o pior de tudo, se houver infecção e ela não for tratada, pode cair na corrente sanguínea, causando problemas sistêmicos.

Como evitar problemas endodônticos?

Mesmo que a tecnologia tenha possibilitado que tratamentos odontológicos sejam menos doloridos, o melhor a fazer é cuidar de sua saúde bucal para que você não precise fazer um canal. Por isso, escove os dentes diariamente e passe o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Procurar  o dentista para um check up de 6 em 6 meses ou  quando tiver com cárie em estágio inicial também poderá te poupar do tratamento endôdontico.

Esse post esclareceu suas dúvidas sobre o que é a endodontia? Conte pra gente, deixando seu comentário.