Tudo o que você precisa saber sobre a perda de um dente

Da mesma maneira que combatemos muitas doenças por meio da prevenção, a saúde do dente não é exceção: mantendo os devidos cuidados — bem como as visitas regulares ao dentista —, há muito pouco o que temer a respeito de sua saúde bucal.

Ou seja: a receita é simples, embora diária e constante. A disciplina é fundamental, nesses casos, pois o assunto é sério e um descuido pode causar graves problemas. Entre os principais podemos citar a perda de um dente.

E, para que você fique por dentro de tudo que envolve essa desagradável situação, fizemos este post. Confira, conosco, e descubra tudo o que você não sabia sobre a perda de um dente!

As visitas regulares ao dentista é a melhor maneira de se prevenir

É comum — e compreensível, em certa proporção — que crianças e adultos desenvolvam temores a respeito de uma visita ao dentista. Mas isso só ocorre porque você ainda não encontrou um profissional de confiança. Afinal, a manutenção da saúde bucal é fundamental.

Justamente por isso, você deve encontrar alguém que faça você se sentir em segurança, na cadeira do dentista. Isso porque, ao adiar ou recusar um tratamento odontológico necessário, podem ocorrer complicações.

Muitas vezes, são problemas facilmente tratáveis, como cáries ou gengivite, e que evoluem a um grave estado quando não são devidamente remediados. E um dos problemas decorrentes dessa negligência é, justamente, a perda de um dente ou mais.

O que pode ocasionar após a perda de um dente

O dentista deve fazer o seu papel de orientar, prevenir e remediar situações de desconforto. No entanto, é o paciente quem vai protagonizar a verdadeira solução para evitar a perda. Do contrário, essa pessoa está sujeita a uma série de agravantes, como:

• Eventuais problemas na mordida;
  • Alteração na posição de outros dentes;
  • Dificuldades significativas na mastigação;
  • Enfraquecimento da arcada dentária;
  • Mudanças na fonação.

É de se mencionar também o fator estético. Ao perder um dente, muitas pessoas sentem o impacto em sua autoestima, o que impacta negativamente em suas interações sociais.

Curiosidades sobre a perda do dente

Para complementar o que vimos até aqui, reunimos outros fatos curiosos que antecedem ou ocorrem posteriormente à perda de um dente. Entre eles:

• A principal causa para a perda do dente, hoje em dia, é a doença periodontal — aquela que atinge a gengiva e o osso —, amolecendo os dentes quando não tratada;
  • A perda de dente, na melhor idade, não é um fator comum, e sim decorrente da ausência de uma manutenção na saúde bucal;
  • Existem doenças que, indiretamente, estão associadas à perda do dente, como o diabetes, a doença de Crohn, síndrome de Down e deficiência de glóbulos brancos;
  • O uso de drogas, quando associado à ausência de hábitos saudáveis para a higienização bucal (daí também a importância em escolher uma boa escova de dentes), podem acelerar o desgaste dos dentes, levando-os a cair.

E aí, deu para entender tudo a respeito da perda de dente, e os melhores caminhos para a sua devida conservação? Caso acredite que esteja na hora de avaliar as condições dos dentes, agende uma consulta com um de nossos profissionais para que ele passe as devidas orientações para você!