Crie Odontologia

Alinhadores invisíveis - a nova opção de aparelhos ortodônticos

Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos

Você já ouviu falar em alinhadores invisíveis. Eles são o que há de mais moderna na ortodontia atualmente. Leia o post e sabia mais sobre o assunto!

Usar aparelho ortodôntico pode ser um problema para pessoas na idade adulta, que não se sentem a vontade para exibir um sorriso metalizado. Mesmo com as opções de aparelhos fixos estéticos, muitos ainda se mostram resistentes, pois, apesar deles serem discretos, ainda há necessidade de o paciente comparecer no consultório odontológico regularmente.

Uma boa opção para este público são alinhadores invisíveis, uma nova opção de tratamento ortodôntico que combina tecnologia com discrição eficácia. Se você não sabe do que se trata, continue a leitura que falaremos a respeito.

O que são os alinhadores invisíveis?

Os alinhadores invisíveis (ou aparelho invisível) são estruturas removíveis feitas com acetato transparente, moldada de acordo com o formato dos dentes do paciente. Por ser personalizado de acordo com a arcada dentária, esse tipo de aparelho tem um encaixe perfeito, o que deixa seu uso praticamente imperceptível.

Eles não possuem bráquetes, fios e bandas, o que torna seu uso bastante confortável, pois não machucam a boca do paciente. São muito higiênicos também, pois na hora da escovação, eles devem ser removidos.

Atualmente, os dois modelos mais comuns de alinhadores invisíveis são: o Invisalign e o Clear Aligner. Vejamos as diferenças entre os dois:

Quais as diferenças entre o Invisalign e o Clear Aligner?

Apesar de ambos oferecerem um modelo de tratamento bem parecido, cada sistema tem suas particularidades. Veja quais:

  • Custo: o Clear Aligner tem um custo mais acessível o que o Invisalign;
  • Etapas: cada etapa do tratamento com Invisalign dura em média 15 dias e promove uma movimentação de 0,3mm. No Clear Aligner cada etapa dura 1 mês e a movimentação pode ser até de 1mm;
  • Moldagem: no sistema Invisalign, os moldes são tirados apenas uma vez e o paciente recebe todo o tratamento de uma vez. No Clear Aligner, a cada 3 moldeira é necessário fazer novos moldes da boca do paciente;
  • Tratamento: o Clear Aligner permite a correção de um único dente, já o invisalign é indicado casos nos quais é necessário uma movimentação geral nos dentes.

Em ambos sistemas é necessário que o dentista seja credenciado para oferecer o tratamento aos seus paciente.

Como é feito o tratamento com o Invisalign?

O tratamento é planejado com ajuda de um software específico no qual é possível planejar cada etapa do tratamento. São confeccionados vários moldes e para que a correção dentária seja feita é preciso que o paciente faça uso sequencial deles.

Cada molde apresenta uma leve alteração na posição dos dentes em relação ao anterior. E para que a correção seja feita, o paciente deve trocar as moldeiras a cada 15 dias ou de acordo com a orientação do dentista. É essa troca que causa a movimentação gradual dos dentes.

Quando é indicado o tratamento?

Pacientes que precisam corrigir problemas simples de desalinhamento dentário e fechar espaço entre os dentes, sem precisar usar um aparelho fixo podem recorrer aos alinhadores transparentes.
Além de proporcionarem resultados satisfatórios, os alinhadores são muito confortáveis, higiênicos, discretos e podem ser usados por pacientes de todas as idades.

Quais são as vantagens e desvantagens do Invisalign?

Como em toda e qualquer opção de tratamento com aparelho ortodôntico convencional, o Invisalign tem suas vantagens e desvantagens. Veja:

Vantagens:

  • São mais confortáveis e não machucam a boca do paciente;
  • São quase imperceptíveis:
  • Como não possuem bráquetes, fios e bandas, reduzem o risco de acúmulo de tártaro, placa bacteriana e doenças na gengiva;
  • Não causa irritação nas gengivas e mucosas;
  • São extremamente higiênicos, pois devem ser retirados na hora das refeições e da higienização bucal.

Desvantagens:

A principal desvantagem dos alinhadores invisíveis é em relação ao preço, que costuma ser bem mais alto do que outros tratamentos, mas o custo benefício vale a pena.

Mesmo sendo uma excelente opção para quem não quer usar um aparelho ortodôntico convencional, apenas o dentista poderá te dizer se você é apto a fazer esse tipo de tratamento.

 

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! Essas informações podem ser úteis a eles.

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte